Cumprindo a tradição, os mordomos do Menino Jesus, nos Forcalhos, concelho do Sabugal, convidaram a população para a tarefa de preparar o toco de Natal que arderá na noite da consoada.

Fogueira de Natal nos ForcalhosOs jovens que integram a também designada mordomia da capeia, tomaram em mãos o cumprimento da tradição natalícia e lançaram a todos o desafio de se lhe juntarem no próximo sábado, dia 15 de Dezembro, para procederem ao corte e acarranja da lenha para a fogueira do Natal. A concentração está marcada para o largo das associações, às 9 horas.
Cada colaborador dará o contributo que quiser, desde apenas a força braçal, até à disponibilização de tractores ou moto-serras. Todos serão poucos para o cumprimento da ciclópica tarefa de transportar os tocos para o Largo da Fonte, bem no centro dos Forcalhos, para aí se realizar a fogueira que aquecerá o Menino Jesus.
A fogueira de natal realiza-se ainda na maior parte das aldeias raianas, sendo da responsabilidade dos mais jovens, tal como sempre aconteceu. É tradicional preparar grandiosas fogueiras, que por vezes ardem durante vários dias. Finda a missa do galo todos de aproximam da fogueira onde se aquecem e conversam. Os mais novos resistem pela madrugada dentro, compondo regularmente os «tocos» para que continuem a arder. À roda da fogueira, no aconchego do calor, bebem-se sucessivas rodadas de bom vinho e comem-se chouriças e carne assada no braseiro.
plb