As Termas do Cró, um dos pilares do desenvolvimento sustentável do concelho do Sabugal, podem desempenhar um papel fundamental na afirmação na nossa região enquanto destino turístico de excelência da Beira Interior Norte.

Ramiro Matos - «Sabugal Melhor»Na crónica anterior demonstrei a complexidade da questão termal nos dias de hoje, como enquadramento ao que penso dever ser uma visão para as Termas do Cró. (Infelizmente, não posso confrontar esta minha posição com o projecto concreto em poder da Câmara Municipal pois, embora tenha solicitado informações em Setembro através do portal da autarquia, até ao momento não obtive qualquer resposta).
É meu entendimento que a intervenção a efectuar nas Termas do Cró deve apostar na Diferenciação, o que significa não limitar os serviços prestados ao termalismo tradicional, associando a este um conjunto de novos serviços complementares, na área do lazer e bem-estar, bem como apostando na segmentação da oferta do termalismo clássico (terapêutico).
Assim, considero que as Termas do Cró devem estar preparadas para apresentar aos seus «clientes» um pacote de serviços que inclua, entre outros:
– o termalismo terapêutico com possibilidades de segmentação, incluindo o termalismo familiar, com tratamentos diferenciados-, crianças, adultos e idosos;
– o termalismo de bem-estar que inclui ofertas de programas como anti-stress, anticelulítico, saúde, estética, etc.
A opção por este tipo de estratégia de diferenciação impõe ao mesmo tempo um conjunto de opções que resumidamente apresento:
Termas do Cró1. Público-alvo – Esta visão para as Termas do Cró conduz à conquista de novos mercados e novos públicos-alvo, o qual deixa de ser o aquista tradicional que vem às termas uma vez por ano, durante um período de 10 a 15 dias, para abranger novos clientes, de fim-de-semana ou em férias, o que no caso do Cró significa todos os sabugalenses que, vivendo ou trabalhando fora do Concelho aqui se deslocam, mas também clientes da Beira Interior ou da raia espanhola que ali encontrarão um espaço de SPA com condições terapêuticas excepcionais, a que se associa ainda os turistas que demandam o Concelho permanentemente.
2. Oferta Hoteleira – Sendo preferível que nas próprias Termas exista uma oferta hoteleira de qualidade, importa sobretudo um trabalho conjunto com as Unidades existentes quer no Concelho quer na Beira Interior, criando, por exemplo, pacotes de fim-de-semana de saúde, que integrem a estadia hoteleira com a utilização das Termas.
3. Equipamentos – Esta opção só é possível se as instalações termais forem projectadas e dotadas com os equipamentos adequados.
4. Imagem de Marca – Para poderem afirmar-se, as Termas do Cró têm de apostar decisivamente na área da comunicação, que permita valorizar o facto de os tratamentos oferecidos pelas termas serem realizados com águas termais que possuem características únicas.
«Sabugal Melhor» opinião de Ramiro Matos

ramiro.matos@netcabo.pt