A Câmara Municipal do Sabugal em parceria com a Diputación de Salamanca e a Junta de Castilla y Leon candidataram-se a um programa da União Europeia de prevenção de incêndios e protecção do meio ambiente. A candidatura foi aprovada e o município do Sabugal recebeu importantes equipamentos de combate a incêndios.

Projecto Interreg beneficia o SabugalO projecto comunitário é liderado pela Câmara Municipal do Sabugal em parceria com a província de Salamanca (Castilla y Léon) e assume uma importância crucial no desenvolvimento sustentável dos espaços naturais das zonas transfronteiriças.
Em declarações ao Capeia Arraiana o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Manuel Rito, sublinhou a importância de liderar esta cooperação transfronteiriça do projecto INTERREG e a satisfação de alcançar para o concelho um equipamento que vai melhorar os meios de prevenção, protecção e combate aos incêndios.
A região da Beira Interior Norte (a nossa antiga Beira Alta) e a província de Salamanca constituem um espaço geográfico e humano com fraco investimento na actividade económica, envelhecimento da população, um vasto território, muitas freguesias e muitos concelhos.
sbg-incendios01.gifEsta região tem, contudo, um património natural com numerosos vales fluviais com os rios Côa, Douro, Mondego, Zêzere, Águeda, Tormes e Yeltes e um clima fortemente influenciado pela meseta ibérica com Verões quentes e secos e Invernos rigorosos e gelados.
Mas.. e porque este projecto liderado pelo executivo camarário de Manuel Rito tinha por objectivo definir competências das regiões transfronteiriças (ou raianas) nas áreas da prevenção, protecção e socorro possibilitando uma melhor integração dos sistemas… depois das certezas vêem as boas notícias.
A candidatura apresentada foi aprovada e coube ao município do Sabugal o seguinte equipamento:
Prevenção – Estação meteorológica e dois destroçadores de mato para tractores agrícolas com compactador.
Socorro – Duas cisternas rebocáveis de 3000 litros para tractores com equipamentos de incêndio florestal e 80 equipamento individual para incêndios florestais.
Este equipamento vai ser disponibilizado pela autarquia às corporações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.
jcl