Após a sessão pública de assinatura dos Programas Operacionais do QREN, protagonizada pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, e pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, no dia 17 de Outubro de 2007, no Centro de Congressos de Lisboa, foi disponibilizado na Internet o portal de acesso para informações e candidaturas a incentivos a empresas.

Logotipo do portal de incentivos a empresasOs programas operacionais temáticos factores de competitividade, potencial humano e valorização do território, bem como os programas regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira foram assinados, pela Comissária Europeia da Política Regional, Danuta Hübner, e pelo Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla. O evento contou ainda com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Nunes Correia e do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.
O acto tornou possível o aproveitamento dos diversos incentivos previstos nos programas, sendo uma das sua principais componentes os que se destinam às empresas. Os mesmos abrangem os incentivos à inovação, que incluem a produção de novos bens, processos e serviços e empreendorismo qualificado. Outro sistema de incentivos estará ligado à Qualificação e Internacionalização de pequenas e médias empresas, onde são elegíveis investimentos em factores dinâmicos de competitividade, como a qualidade, ambiente, inovação, eficiência energética, propriedade industrial, internacionalização, marcas e economia digital, entre outros. Um terceiro sistema de incentivos liga-se à investigação e desenvolvimento tecnológico nas empresas, sendo aqui aceites os investimentos em projectos demonstradores e mobilizadores, bem como em núcleos e centros de Investigação e Desenvolvimento.
O novo portal da Internet pode ser consultado no endereço:
http://www.incentivos.qren.pt/,
onde consta ampla informação acerca dos incentivos, de forma a potenciar o seu aproveitamento pelas empresas interessadas. Descreve com rigor os vários programas, indica o caminho que devem seguir as candidaturas e disponibiliza os formulários necessários.
plb

Anúncios