Vai realizar-se no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, concelho de Gouveia, em 11 de Novembro, uma nova edição do Festival de Sopas, iniciativa da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE).

sopa serranaA organização conta com a colaboração da Adega Cooperativa de S. Paio, da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Gouveia, sendo a iniciativa financiada por fundos comunitários através do programa LEADER+.
O Festival de Sopas da Serra da Estrela realiza-se desde o ano 2000 na freguesia de S. Paio, contribuindo para a promoção e a valorização dos produtos tradicionais da região, bem como para o desenvolvimento turístico.
As sopas têm que ser confeccionadas recorrendo-se a produtos genuínos da região, devendo os concorrentes respeitar as demais regras impostas pela organização.
Do júri do concurso fazem parte representantes do Parque Natural da Serra da Estrela, da ADRUSE, do ensino de hotelaria e da Confraria Báquica e Gastronómica da Serra da Estrela, e ainda um chefe de cozinha.
No recinto do Festival serão instaladas duas tendas de grandes dimensões, onde por sua vez se montarão os stands que acolhem quem vai confeccionar as sopas.
As inscrições para participação no Festival decorrem até ao dia 2 de Novembro.
plb