A propósito do dia internacional do idoso o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou um estudo sobre a população portuguesa onde se revelam dados interessantes sobre o sucessivo aumento do número de idosos, as suas ocupações e as suas opções de vida.

Número de idosos tende a crescerA população com mais de 80 anos de idade aumentou 35% desde o ano 1990. A maioria dos idosos portugueses (58%) é constituída por mulheres. A maior parte dos nossos idosos vive com o cônjuge. Nos próximos 25 anos o número de idosos poderá vir a ser mais do que o dobro do número de jovens. São cada vez mais os idosos que usam o computador e têm acesso à Internet. Estas são algumas das conclusões do estudo do INE, agora divulgado, tendo em conta o 17º aniversário do dia internacional do idoso que se comemora a 1 de Outubro, na próxima segunda-feira.
A população idosa tem vindo a crescer em função do aumento da esperança de vida, que poderá em breve ser de 79 anos para os homens e 85 anos para as mulheres, segundo o mesmo estudo.
O dia internacional do idoso foi instituído em 1990 por recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas.
plb

Anúncios