O Capeia Arraiana dá a conhecer aos sabugalenses o perfil do Padre Manuel Igreja Dinis que em breve substituirá o Padre António Souta que durante décadas foi uma referência religiosa e moral do concelho do Sabugal.

Padre Manuel Igreja DinisO Padre Manuel Igreja Dinis, nasceu a 25 de Setembro de 1941 em Rochoso, concelho da Guarda.
Entrou no Seminário do Fundão no ano lectivo de 1953-1954. Foi ordenado sacerdote na então vila de Gouveia, no dia 1 de Agosto de 1965, pelo Bispo Diocesano, D. Policarpo da Costa Vaz.
Foi pároco de Azinhal, Valverde e Peva do concelho de Almeida, de Setembro de 1965 até à Páscoa de 1969.
A seguir foi pároco de Vila Fernando (Páscoa de 1969), Adão e Vila Garcia até Setembro de 1988, altura em que foi chamada a prestar serviço, como professor e prefeito no Seminário do Fundão. No ano de 1990 foi encarregado de dirigir espiritualmente os alunos do Seminário do Fundão até ao ano lectivo de 1995-96.
Em Outubro de 1994 assumiu o encargo paroquial da Vila de Alpedrinha e no ano de 1997 o dever de paroquiar da Vila de Alpedrinha e no ano de 1997 o dever de paroquiar Orca e Zebras, paróquias do concelho do Fundão, até à entrada nas futuras Paróquias de: Sabugal, Aldeia de Santo António, Rapoula do Côa e vigário paroquial de Ruvina.
E aqui fica na primeira pessoa uma pequena mensagem de apresentação aos seus futuros paroquianos:
«Este é o meu simples historial que procurei viver dia-a-dia, tentando dar a conhecer Cristo aos homens, com a minha simplicidade de viver o Evangelho.
Rezem a Deus por mim, para que seja sempre fiel à vocação sacerdotal, no serviço de Deus e dos homens.
Um abraço de Paz em Jesus Cristo, para com todos.
Padre Manuel Igreja Dinis
Seminário do Fundão, Apartado 12,
6234-909 Fundão»

O Capeia Arraiana dá as boas-vindas ao Padre Manuel Igreja Dinis.

Aqui deixamos, igualmente, um voto de enorme gratidão ao ilustre jornalista Padre António Souta e um desafio aos sabugalenses: para quando uma merecida festa de homenagem.
jcl