Manuel Igreja Dinis, de 65 anos, natural do Rochoso, é o novo pároco do Sabugal, Rapoula do Côa e Aldeia de Santo António e administrador paroquial da Ruvina. O Padre António Souta, estimado por várias gerações de sabugalenses, viu concedido por D. Manuel Felício o seu pedido de substituição.

Padre António SoutaO Padre António Souta, que em 9 de Março fez 86 anos, foi substituído como pároco da cidade do Sabugal e nas demais paróquias que servia. Após cerca de 60 anos à frente da Igreja na cidade cabeça de concelho, viu concedido pelo Bispo da Guarda, Dom Manuel Felício, o seu pedido de substituição. Pretende viver o resto da sua vida descansando, mas disponível, enquanto puder, para o que for necessário.
O novo pároco do Sabugal, que tomará posse em Setembro, em dia a anunciar, será Manuel Igreja Dinis, actual pároco de Alpedrinha, Orca e Zebras e professor do Seminário Menor do Fundão. É natural do Rochoso, concelho da Guarda, estudou nos seminários do Fundão e da Guarda e foi ordenado padre em 1965.
O Padre António Souta foi sempre uma referência no concelho do Sabugal e mesmo em toda a diocese da Guarda, respeitado e estimado por toda a gente. Ampliou e melhorou a Igreja de S. João, dinamizou a paróquia, garantiu a publicação regular dos jornais Amigo do Sabugal e Amigo da Verdade, prestigiou a festa da Senhora da Graça. Para além de pároco que nunca faltou aos seus deveres pastorais, foi professor de História e de Português no antigo Externato Secundário do Sabugal. Foi e é estimado pelas pessoas das várias gerações.
O prelado tomou ainda outras decisões, nomeando novos padres para diversas paróquias da diocese. Em relação ao concelho do Sabugal nomeou o Diácono António Lucas Fernandes cooperador pastoral para as paróquias de Valongo do Côa, Seixo do Côa, Vale das Éguas e Ruivós, e o Diácono Manuel Neves da Conceição cooperador pastoral em Aldeia da Ribeira e Rebolosa.
Ao Padre Souta prestamos sentida e sincera homenagem, e ao Padre Dinis damos as boas-vindas, augurando-lhe uma firme e próspera ligação ao povo das suas novas paróquias.
plb

Anúncios