Começou hoje, 15 de Agosto, a época de caça, porém restrita ao abate de rolas e pombos bravos e apenas nas chamadas zonas ordenadas.

Rolas abatidasOs cerca de 170 mil caçadores licenciados em Portugal vão poder caçar a partir de hoje quatro espécies migratórias, como a rola-comum, o pombo-bravo, o pombo-torcaz e o pombo-da-rocha.
Porém a actividade tem as suas regras, sendo a caça à rola e ao pombo apenas permitida à espera e proibida a menos de 100 metros de linhas e pontos de água acessíveis à fauna e locais artificiais de alimentação.
Também não é permitido caçar nas zonas de caça do regime livre, pelo que os amantes do toque no gatilho terão de se ficar pelas zonas ordenadas, aqui se incluindo as zonas de caça associativa, municipal e turística. De qualquer forma a maior parte da área cinegética do concelho do Sabugal já é ocupada pelas zonas de caça ordenadas, onde existem 34 dessas zonas. Aliás o Sabugal é um dos concelhos de maior cobertura deste tipo de regime cinegético.
Os caçadores não parecem contudo muito entusiasmados com o início da época venatória, uma vez que escasseiam as rolas e os pombos bravos, únicas espécies para as quais a caça abriu nesta época, ficando a chamada caça maior agendada para Outubro.
plb

Anúncios