A Universidade de Aveiro (UA) vai ser o primeiro estabelecimento de ensino português a marcar presença no mundo virtual do Second Life (SL), um jogo online disponível gratuitamente na Internet onde todos podem alimentar uma segunda vida. Também o semanário «Expresso» passou a ter um correspondente permanente no jogo virtual.

Second Life - Jogo de vida virtual na InternetA UA pretende adquirir uma ilha e construir um campus universitária para explorar as potencialidades educativas do jogo.
O jornalista do «Expresso» José Antunes, especialista em Internet, jogos e realidade virtual é o primeiro enviado-especial português ao SL e tem como missão cobrir os acontecimentos mais mediáticos que por lá se passam.
Uma das mais conhecidas avatares portuguesas é «Ana Lutecia» uma jovem modelo criada por Ana Teles que já foi capa de revista e que acaba de ser uma das 20 seleccionadas para a final da L’Oreal Paris 2007.
O Castelo de Almourol é o primeiro monumento português a estar presente no SL, depois de ter sido comprada uma ilha por um grupo de «avatares portugueses» para promover o monumento na eleição das «7 Maravilhas de Portugal» enquanto a autarquia de Vila Nova da Barquinha adquiriu um stand comercial no SL para apresentar oficialmente no dia 30 de Junho a candidatura do seu castelo.
O SL contabiliza 70 universidades e empresas como a IBM, Toyota, Warner Bros, Nokia, Nike e Reuters e conta já com um universo de mais de sete milhões de participantes, conhecidos como Avatars. A Suécia foi o primeiro país a criar um embaixada neste mundo que possui um mapa global extenso, onde os cenários são variados e a distância não é um problema pois é possível voar e teletransportar-se.
O SL tem uma moeda própria denominada Linden Dollar (a mesmo nome da empresa que suporta o sistema), grafado como L$, não tem valor directo no «mundo real». No entanto os Linden Dollar podem ser cambiados para dólares americanos reais e também é possível comprar a moeda virtual através do Paypal ou cartão de crédito internacional, respeitando sempre os limites pré-estabelecidos pela administração do sistema.
Para termos uma noção da amplitude deste fenómeno à escala mundial podemos referir que quando começámos a escrever este artigo as estatísticas indicavam 7.734.457 utilizadores registados (leia-se habitantes), com 1.766.092 registos nos últimos 60 dias e com a presença no momento de 45.334 jogadores (habitantes) online, ou seja, ligados e a interagir com os seus personagens.
Cerca de uma hora depois o número de utilizadores registados indicava: 7.738.514! Portanto em 60 minutos houve cerca de 4100 novos utilizadores.
Ficamos à espera da criação do primeiro avatar sabugalense no SL e prometemos desde já um «À fala com…» porque a imaginação já não é o limite num jogo que tem como máxima «Your World. Your Imagination.»
jcl