A comunidade portuguesa é a segunda maior da União Europeia a residir e a trabalhar em Espanha segundo dados avançados na segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais espanhol.

Emigrantes em EspanhaEm Abril de 2007 estavam registados na Segurança Social espanhola 75 307 portugueses o que significa o segundo lugar na União Europeia a seguir aos cidadãos da Roménia e o quinto em relação ao resto do Mundo apenas batidos pelos marroquinos, equatorianos, colombianos e romenos.
Outro dos dados avançado pelo Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais de Espanha na segunda-feira, 21 de Maio, indica 2784 cidadãos lusos a receber prestações de subsídio de desemprego posicionando-nos no décimo lugar da lista.
Espalhados pelas regiões de Madrid, Galiza, Castela e Leão e Andaluzia os portugueses dão preferência aos sectores da construção civil, agricultura, florestas e hotelaria.
A deslocalização de empresas lusas para Espanha, a falta de trabalho em Portugal e o facto das grandes construtoras espanholas estarem a tomar conta do mercado português são três dos indicadores que explicam o fenómeno.
jcl