«Ei-los que partem!» é o tema das Jornadas Raianas 2007 que irão decorrer no Auditório Municipal do Sabugal durante o fim-de-semana de 26 e 27 de Maio. A primeira intervenção do encontro estará a cargo do ilustre sabugalense Adérito Tavares.

Jornadas Raianas 2007

Na continuação do I Encontro «Jornadas do Contrabando 2006» estão agendadas para o último fim-de-semana de Maio as Jornadas Raianas 2007 subordinadas ao tema «Ei-los que partem!».
As jornadas terão por palco o Auditório Municipal do Sabugal com o apoio da empresa municipal «Sabugal +» e a recepção aos participantes está agendada para as 10 horas da manhã de sábado.
Após a cerimónia de abertura dará início ao encontro Adérito Tavares discursando sobre as «Memórias locais da emigração» apoiado em depoimentos de emigrantes antigos e actuais do concelho sabugalense.
Pelas 15 horas será a vez de Jorge Macaísta Malheiros com o tema «Territórios de Origem – Espaços de passagem – Locais de destino» e uma hora mais tarde outro dos momentos altos: o lançamento do livro de actas das «Jornadas do Contrabando 2006».
O contexto migratório «Locais de destino: trabalho e família» está dividido por três oradores: Carlos Trindade dará a perspectiva sindical sobre o mundo do trabalho, Maria Engrácia Leandro complementará com a «mulher e a família» e Armando Oliveira finalizará com «Descendentes de migrantes».
Pelas 19.30 horas Miguel Monteiro encerrará o primeiro dia com «o museu da emigração: comunidades e luso-descendentes».
No domingo as jornadas terão início pelas 9.30 horas da manhã com a intervenção «Memória e Interacção – A potencialidade da força das imagens» assinada por José Ribeiro. A oradora seguinte Ana Paula Beja Horta discursará sobre «A diversidade da população portuguesa e os direitos da cidadania». A responsabilidade de encerrar «As Jornadas Raianas 2007» pertencerá a Albertino Silva com o tema «Filosofia intercultural – um caminho para a integração».
Momentos superiores de cultura patrocinados pela «Sabugal +» que irão juntar no Sabugal nomes sonantes da comunidade científica e académica.
jcl