No dia 26 e 27 de Maio realiza-se no Solar da Raça, nas Penhas da Saúde, a XVII Exposição Monográfica do Cão da Serra da Estrela.

Exposição Cão Serra da EstrelaA exposição organizada pela Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela (APCSE) de acordo com os regulamentos do Clube Português de Canicultura é aberta aos exemplares do cão da Serra da Estrela, variedades de pêlo curto e comprido, registados em livros de origens de organismos filiados no FCI.
A exposição terá início no sábado, dia 26 de Maio, com uma conferência marcada para as 15 horas com as intervenções dos médicos veterinários Luís Lima Lobo, Mário Ginja e Rita Paiã. Antes do jantar de convívio às 19.30 horas será ainda possível colocar aos conferencista questões e dúvidas sobre a raça por parte dos assistentes.
No dia seguinte, domingo, a admissão dos exemplares está prevista para as 10 horas e meia-hora mais tarde terão início os julgamentos a cargo dos juízes Maria Amélia Taborda e Manuel Loureiro Borges.
Registada como uma das raças mais antigas da Península Ibérica o «Serra da Estrela» é um cão inteligente e leal com pêlo áspero fundamental para os rigorosos Invernos em altitude e valente nas migrações pela serra a defender os rebanhos dos lobos e dos assaltantes.
jcl