Divulgar e valorizar os vinhos das cinco adegas cooperativas da Beira Interior (Covilhã, Fundão, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Franca das Naves) é o objectivo da apresentação que vai decorrer entre os dias 1 e 3 de Junho em Belmonte.

Caves de Adega CooperativaA iniciativa da União das Adegas Cooperativas da Beira Interior (Unacobi) decorre no primeiro fim-de-semana de Junho (1 a 3) no Museu do Azeite, em Belmonte, e pretende promover os vinhos das cinco adegas cooperativas beirãs (Covilhã, Fundão, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Franca das Naves).
O programa inclui prova de vinhos, visita às adegas e uma festa de promoção vinícola no domingo na Covilhã.
Para António Bidarra Andrade, presidente da Unacobi «o objectivo é ganhar competitividade no mercado, centralizar a gestão, reduzir custos administrativos e congregar esforços para encontrar soluções para aumentar a penetração nos mercados internacionais».
Recorde-se que está em cima da mesa a constituição de uma sociedade anónima que, até agora, recebeu a adesão de três cooperativas mas com a Covilhã e o Fundão a ficarem de fora.
jcl