Em Abril a Câmara Municipal do Sabugal deu início às «Caminhadas pelo Interior» com a jornada entre os castelos de Vilar Maior e de Alfaiates. No próximo domingo, dia 13 de Maio, volta a lançar o desafio: de Malcata a Vale de Espinho pelos trilhos do lince ibérico.

sbg-2caminhada01c.jpg«Caminhadas pelo Interior» é a proposta mensal da Câmara Municipal do Sabugal a todos os que os gostam de desfrutar a natureza, beber o silêncio, alimentar a alma e encher os pulmões do nosso puro ar raiano.
A segunda edição está marcada para domingo, dia 13 de Maio, com concentração às oito e meia da manhã no Largo das Eiras, em Vale de Espinho, onde ficará o farnel e de onde partirá o autocarro até Malcata. Às 9 horas será dado início no Largo do Rossio (Forno) à caminhada através da Serra da Malcata pelos trilhos do lince ibérico.
As encostas da serra estão pintadas com as cores da vegetação mediterrânica com carvalhos, pinheiros, eucaliptos, aveleiras, cerejeiras-bravas, carquejas e castanheiros centenários envolvidos pelo azinhal e pelas estevas. O Rio Côa e os Ribeiros da Baságueda e da Meimoa correm altivos protegidos pela sombra dos amieiros, dos salgueiros e dos freixos.
Ingredientes necessários: espírito de sacrifício para levantar cedo num domingo e solidariedade na altura de partilhar a comida e a… bebida com todos os participantes.
Equipamento necessário: vontade de criar hábitos saudáveis de caminhar pela natureza aliada a momentos de contemplação que proporcionam tranquilidade mental, física e espiritual.
Participe nesta feliz iniciativa da autarquia que passa pelo posto de vigia da Malcata com uma vista espectacular sobre a barragem e não se esqueça: leve a máquina fotográfica e envie-nos para publicação a melhor imagem da sua caminhada.
jcl