Emoção, saudade, alegria e debate de ideias marcaram o segundo encontro de antigos alunos, professores e funcionários do Externato Secundário do Sabugal.

Antigos alunos à entrada do antigo ColégioAderiram à iniciativa cerca de 200 pessoas, vindas de todo o país até ao Sabugal, onde reviveram o seu passado como estudantes do antigo Externato Secundário. Houve ex-alunos que se reencontraram pós décadas de separação e professores que recordaram nas faces dos adultos de hoje os rostos imberbes dos seus alunos de há longo tempo. A emoção e a saudade andaram à solta em toda a tarde e noite do passado sábado, dia 28 de Abril.
O ponto de encontro foi nas instalações do antigo Externato, hoje pertença da Câmara Municipal, que ali instalou alguns serviços.
Para surpresa dos muitos participantes na iniciativa em duas das antigas
Actuação do rancho no Castelosalas de aulas estiveram expostas as fotografias dos milhares de estudantes que passaram pela instituição de ensino, o que levou a que todos se debruçassem sobre as fotos retiradas das antigas folhas de matrícula, tentando descobrir-se a si e aos colegas de estudos.
Depois a comitiva rumou as castelo onde o Grupo Etnográfico do Sabugal deu um muito apreciado espectáculo de cantares e dançares do folclore raiano. Dali os participantes reuniram-se no auditório municipal onde alguns dos presentes proferiram palavras de ocasião, com realce para a muito emotiva intervenção do fundador e director do colégio, José Diamantino dos Santos, que foi longamente aplaudidos pelo antigos alunos e companheiros de docência.
Jantar no salão da Junta de Freguesia do SabugalAs festividades tiveram conclusão no Salão da Junta de Freguesia onde os convivas degustaram um bem apaladado jantar servido pelo restaurante Sol-Rio, seguido de uma sessão de fados e guitarradas protagonizados por alguns antigos alunos.
A reunião serviu também para o debate de ideias. Discutiu-se muito o contributo que cada um pode dar para o desenvolvimento do concelho do Sabugal e decidiu-se criar uma associação que reúna os antigos alunos e professores do Externato. A mesma poderá vir a formar-se no seio da Associação de Desenvolvimento do Sabugal (ADES), que esteve representada no evento e mostrou disponibilidade para apoiar a iniciativa.
plb