«Os responsáveis pelos blogues devem garantir as boas maneiras na blogoesfera» defendem Tim O’Reilly e Jimmy Wales no «Código de Conduta para Bloguistas» colocado on-line no início de Abril de 2007.

Tim O´Reilly (foto de James Duncan Davidson/O’Reilly Media)Tim O’Reilly, autor de diversos livros de programação informática, apologista dos programas livres, do código aberto (GNU) e criador do termo «Web 2.0» e Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia online Wikipédia, escreveram um guia ético a que deram o nome de «Código de Conduta para Bloguistas» onde aconselham os responsáveis dos blogues a não permitir comentários anónimos, a apagar os ofensivos de participantes conhecidos por troll em linguagem web (ver wikipédia) e a exigir um e-mail para comentar os posts.
Os especialistas em Internet sugerem que os «administradores de blogues» sejam responsabilizados pelos comentários que permitem e alertam para que notícias consideradas falsas ou que violem direitos de autor devem também ser apagadas.
Nas normas agora publicadas, disponíveis na Internet, os autores recomendam aos administradores dos blogues que permitem todo o tipo de comentários não editados para avisarem os leitores: «Não nos responsabilizamos pelos comentários de nenhum bloguista e quando as discussões aquecem avisamos que podem aqui ser encontrados comentários ofensivos e linguagem imprópria. Participe neste blogue por sua conta e risco.»
Às vozes concordantes e discordantes dos bloguistas de todo o Mundo os autores pedem que deixem comentários, críticas e sugestões em:
«Código de Conduta para Bloguistas» e «Fórum do Código»
jcl

Anúncios