Sob o lema «Aos castelos… Sob as estrelas» a 8.ª edição do passeio Todo-o-Terreno (TT) realizado pela Associação Terras de Santa Bárbara, na Freguesia de Pínzio, Pinhel, apresenta a particularidade de incluir um percurso nocturno.

8.º Passeio TT-Terras de Santa BárbaraMarcado para 28 de Abril, sábado, este prestigiado encontro de viaturas TT, avança de novo pelos terrenos pedregosos da Beira, por trilhos de antigamente, em busca das belas paisagens da região.
A concentração é às 13 horas e 30 minutos, na localidade de Cheiras, junto à sede da associação, instalada no edifício que serviu de escola primária. Após a inscrição dos participantes e apresentação do road-book do percurso, os jipes fazem-se ao terreno, realizando um pequeno percurso pelos caminhos campestres do vale da ribeira da Pega, após o que será servido um farto lanche composto por produtos regionais.
Ao final da tarde, já de estômago aconchegado, os participantes voltam ao terreno, agora percorrendo um longo percurso, que se prolongará pela noite dentro. A primeira escala será em Pinhel, com passagem pela zona histórica da cidade. Dali a caravana ruma a Almeida, entrando dento da muralha abaluartada, de onde segue para as aldeias históricas de Castelo Bom e Castelo Mendo. Do alto da muralha desta última os aventureiros poderão admirar as terras envolventes, observando os múltiplos conjuntos de luzes que indicam as terras que se espraiam ao logo dos vales do Côa e das Cabras.
Já noite cerrada a comitiva retornará às Terras de Santa Bárbara, mais precisamente às Cheiras, onde será servido um suculenta ceia composto por iguarias da gastronomia regional.
Há regras especiais a respeitar neste tipo de percurso. Ir de noite em comitiva, por caminhos antigos, muitos deles em terreno pedregoso e inóspito, obriga a que cada participante jamais se afaste da viatura que o segue, para evitar erros de percurso.
Um passeio em que vale a pena participar, podendo os interessados contactar a organização pelos telefones 271947136 ou 969511899, ou simplesmente apresentar-se no local da partida à hora marcada.
plb