Vai ser inaugurado no domingo, 15 de Abril, o percurso pedestre «Rota da Gardunha» que privilegia o contacto com a natureza raiana do distrito de Castelo Branco.

NaturtejoA parceria entre a Câmara Municipal de Castelo Branco, as Juntas de Freguesia do Louriçal do Campo e de São Vicente da Beira e a Naturtejo resultou no primeiro percurso homolgado no concelho.
O programa da inauguração no domingo, dia 15 de Abril, contempla um passeio seguido de almoço-convívio entre os participantes. O trajecto tem início na entrada de Louriçal do Campo (470 metros de altitude) passando pela igreja matriz de São Bento (séc. XVI) em direcção à serra culminando na cruz jesuíta.
Ao longo da caminhada os participantes podem admirar os grandes sobreiros e as manchas de carvalho-negral, os parques de merendas e miradouros e participar numa escalada de dificuldade reduzida. No cruzamento para Castelo Novo visitam um dos miradouros mais famosos da Gardunha com uma imensa panorâmica sobre a região e, em especial, as formas graníticas e botânicas da Reda Natura 2000.
Estão marcados dois percursos seguindo as normas da Federação de Campismo e Caravanismo de Portugal, um com 17,4 quilómetros e outro mais curto com nove que permitem visitar quedas de água e 18 azenhas escondidas e apenas acessíveis a pé ou com veículos todo-o-terreno.
Excelente forma de convidar os habitantes das grandes cidades a visitar as grandes riquezas raianas: a natureza no seu estado natural.
Ana Paula Sousa