A freguesia de Vila Boa é uma das mais antigas povoações do concelho do Sabugal. Situa-se junto de uma pequena ribeira afluente da margem direita do rio Côa e dista cerca de 10 quilómetros da sede do concelho e a igual distância da fronteira. Ermelinda Chorão faz uma visita guiada pela sua terra natal.

Ermida de Santo Antão (Vila Boa)As festas religiosas do Santíssimo Sacramento realizam-se, anualmente, no terceiro domingo de Agosto. Neste ano de 2007 irão ocorrer nos dias 19 e 20 sendo mordomos José Manuel Fernandes Pinheiro, Alfredo Alves Monteiro, Armando Sagaz dos Santos e Francisco M. Folgado. A parte religiosa, consiste na celebração de missa, procissão pelas ruas da povoação, acompanhada de banda de música. A parte profana é preenchida com artistas, ranchos folclóricos e grupos musicais com bailes pela noite dentro até de madrugada.
À Ermida de Santo Antão (na foto) deslocam-se, anualmente, no dia 17 de Janeiro inúmeros devotos, para honrar o Santo participarem na procissão à volta da capela e conviverem, saboreando a tradicional chouriça assada e petiscos variados ao som de um conjunto musical. O espaço possue boas infraestruturas com mesas e bancos de granito e um espaçoso forno. Tradicionalmente os peregrinos jovens e menos jovens passam a noite de 16 para 17 na ermida acompanhados por boa comida e boa bebida. Vale a pena experimentar. Mordomos para 2008: Jorge Miguel Tracana, Augusto Manuel Pinheiro Martins e Florentina Carmina. Destaca-se como sentinela uma frondosa amoreira centenária. É um espaço agradável para ser visitado.
Na Ermida de São Gregório os festejos realizam-se anualmente no quarto domingo de Maio. Em 2007 a data marcada é 27. Situado quase a 900 metros de altitude é um local aprazível, com vistas maravilhosas. Todos os anos inúmeros devotos deslocam-se à ermida para conviverem, levando os seus farnéis. Na parte da manhã celebra-se missa com procissão à volta da capela. São mordomos para 2007: Manuel António Folgado e Armando Sagaz.
Uma pequena capela do Senhor dos Passos situa-se no lugar da Praça onde na Páscoa se realiza a procissão dos Passos. São mordomos para o ano de 2007 Alberto Silva e Maria do Carmo Pinheiro. (continua).
Ermelinda Chorão

Advertisement