A Festa do Basquetebol atravessou o país na terça-feira, dia 27 de Março, levando até Portimão cerca de um milhar de jovens praticantes. Algumas jovens atletas de basquetebol do concelho do Sabugal associaram-se à iniciativa, que representa uma autêntica festa do basquetebol juvenil.

BasquetebolJovens basquetebolistas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu, representando a Região Centro, participam nas provas para selecções distritais masculinas e femininas de sub-14 (iniciados) e sub-16 (cadetes). As provas realizam-se em Portimão, cidade algarvia que será nestes dias a capital do basquetebol juvenil nacional.
Os rapazes e raparigas da Beira, viajaram no denominado Comboio Nacional da Festa, que partiu do Porto e teve paragens em Aveiro, Coimbra e Pombal, seguindo depois para terras algarvias, onde chegou ao final do dia.
Os jovens permanecerão cinco dias em Portimão, onde as selecções regionais entrarão em competição, assim contribuindo para a promoção da modalidade, para além de se estabelecer um espírito festivo que será do agrado dos jovens participantes e dos muitos visitantes que se esperam naquela cidade algarvia.
A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Portimão e pela CP, pretendendo-se juntar no mesmo espaço geográfico os melhores praticantes jovens do basquetebol português.
O distrito da Guarda tem na iniciativa representantes de sete equipas, dentre as quais a equipa feminina de basquetebol do Sabugal. Ainda representando o distrito viajaram até Portimão jovens da Guarda, Trancoso, Manteigas, Lameirinhas, Gouveia e Seia
plb