Um dos maiores especialistas portugueses em latim e grego, Pinharanda Gomes, deu-nos uma lição de sapiência sobre a palavra «metamorfose».

Lição sobre a palavra «metamorfose»

Jesué Pinharanda Gomes é uma pessoa de trato simples, amigo do seu amigo, sabugalense de espírito puro, uma autêntica enciclopédia viva ou se preferirem uma base de dados com muitos gigas de memória.
É um dos maiores filósofos portugueses vivo e um especialista em grego e latim. Com mais de 200 livros publicados, incluindo o Dicionário de Filosofia Portuguesa editado pela Dom Quixote em 1987, este pensador sabugalense mas acima de tudo quadrazenho, como gosta de se apresentar, deu-nos uma lição de sapiência sobre a origem da palavra «metamorfose» que é uma das questões incluídas no 3.º teste do Campeonato de Língua Portuguesa.
E a conclusão é definitiva. A palavra portuguesa até pode derivar do latim mas… a sua origem é o Grego. Ponto final parágrafo.
Boa sorte para todos os participantes no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa e que a luz da Sofia ilumine os elementos da Comissão Técnico-Científica após tantas decisões trapalhonas.
jcl