Tendo sido convidado a participar neste blogue Capeia Arraiana, nada melhor do que iniciar esta minha primeira intervenção, com uma homenagem a todas as nossas mulheres da Aldeia, extensivo também, a toda a Raia.

Esteves Carreirinha - Ecos da AldeiaConvém salientar, que na opinião de muitos sectores, que também comungo, o acontecimento dominante do início do século XX não foi a Revolução Russa, as Grandes Guerras nem outros grandes acontecimentos dignos de registo, foi antes a espectacular mudança da condição da mulher, conquistada a pulso, que a levou à sua emancipação, pensando, reivindicando, praguejando, conquistando o voto, fumando e bebendo, enquanto os anteriores donos foram ficando em casa, cuidando desta e embalando os bebés. Naquela época era pouco previsível alguém adivinhar esta mudança significativa, que levou a mulher a conquistar todas estas benesses. Os mesmos sectores reconhecem, que o preconceito contra a mulher funciona já como um factor de decadência da mentalidade do século passado.
Como se isto não bastasse, por esse Mundo fora, há um número enorme de mulheres, que alcançaram grande relevo ao longo do último século, impondo-se nas várias actividades a nível social, cultural, emprego, politicamente e tantas outras. Os exemplos abundam por demais, transportando isto para o presente, verifica-se uma grande influência na vida quotidiana e na omnipresença das mulheres nos bastos poderes de decisão, há longo tempo. (continua)
«Ecos da Aldeia» de Esteves Carreirinha

estevescarreirinha@gmail.com

Anúncios