«A minha verdadeira imagem está nos livros que escrevi» é o pensamento que serve de inspiração ao II Congresso Internacional sobre Miguel Torga em Maio na cidade dos estudantes.

II Congresso Internacional sobre Miguel TorgaA cidade de Coimbra recebe entre 3 e 5 de Maio o II Congresso Internacional sobre Miguel Torga que reúne especialistas nacionais e estrangeiros. O programa é diversificado e os conferencistas representam as Universidades do Minho, de Coimbra, Nova de Lisboa, dos Açores e Católica do Rio de Janeiro de língua portuguesa e internacionalmente a Universidade de Salamanca, Lovaina, Utrecht e Brown University.
Durante o Congresso é inaugurada, na Casa Municipal da Cultura, a exposição «Os Bichos», de José Augusto Coimbra e lançado o livro de homenagem ao escritor intitulado «Recados a Miguel Torga», apresentado por José Miguel Júdice.
O último dia do Congresso é preenchido com uma visita a São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, Alto Douro, onde nasceu a 12 de Agosto de 1907, Adolfo Correia Rocha, um dos mais importantes escritores portugueses do século XX e que utilizou o pseudónimo de Miguel Torga.
Concluiu na Universidade de Coimbra a licenciatura em Medicina, em 1933, e iníciou o exercício nas terras agrestes trasmontanas onde tinha sido criado. Foge dos meios das elites, dá consultas médicas gratuitas a gente pobre e é referido pelo povo como um homem de bom coração e de boa conversa. Foi o primeiro vencedor do Prémio Camões.
aps

Anúncios