O Estádio Universitário de Lisboa acolheu, no fim-de-semana de 3 e 4 de Março, duas provas dos Campeonatos Nacionais de Judo nos escalões juvenis e juniores. Miguel Marcos (Sporting do Sabugal) e Flávia Jorge (ABP Gouveia) foram os representantes do distrito da Guarda a alcançar o pódio.

Comitiva raiana com boa disposição entre os combatesNo passado fim-de-semana de 3 e 4 de Março, o estádio Universitário de Lisboa acolheu mais uma vez duas provas de campeonato Nacional (CN), a de Juvenis (13/14 anos) na qual estiveram presentes 180 atletas (69 atletas femininos e 111 atletas masculinos). e de Juniores com 45 femininos e 130 masculinos.
O Distrito da Guarda esteve presente com oito judocas no escalão mais jovem e uma atleta em juniores. Com uma elevada participação no escalão juvenil, foi nos pesos mais leves que os melhores resultados apareceram.
No sector feminino, Flávia Jorge da ABP Gouveia em -44 kg, que no ano transacto não conseguira chegar aos lugares de topo, mostrou nítidas melhorias conseguindo a medalha de bronze.
No sector masculino foi Miguel Marcos em -42 kg, do Soito, a treinar no Sporting Clube do Sabugal que conseguiu também o terceiro lugar na sua categoria de peso, este pequeno judoca tem vindo a mostrar aptidão para a modalidade, arrecadando assim a primeira medalha para os masculino do nosso distrito, em Campeonatos Nacionais.
Os restantes judocas da comitiva egitaniense, embora não tendo chegado às medalhas, mostram grande disponibilidade e força de vontade para continuar a trabalhar e melhorar, tendo alguns deles ficado a um combate do pódio.
Ângela Pires (Clube de Judo da Guarda) participou no outro grupo de -44 kg mas não conseguiu sair da primeira eliminatória, o que também aconteceu a Luísa Freitas em -48 kg (Clube de Judo da Guarda) e às irmãs Ana Rita e Ana Sofia Figueiredo em -52 kg e Alexandre Janela em -81 kg (Sporting Clube do Sabugal), que apesar de ter ganho dois excelentes combates, ficou para trás.
Quase a conseguir chegar ao pódio foi Joana Rei (Clube de Judo da Guarda) em -48 kg, que conseguiu passar a primeira eliminatória mas a ficar por um excelente 5.º lugar que de certeza a irá motivar para uma próxima participação.
No domingo, realizou-se o Campeonato Nacional de Juniores, no qual Carla Vaz (Sporting Clube do Sabugal) em -63 kg se iniciou com uma excelente vitória. Uma pequena contusão no joelho, não permitiu à atleta raiana o controlo do segundo combate no qual se encontrava em vantagem mas que deixou escapar para uma judoca da Madeira, tendo assim conseguido nas repescagens o 9.º lugar entre as 16 finalistas nesta prova.
No contexto geral, a prestação dos atletas do distrito foi positiva, ficando os treinadores da Guarda e Sabugal satisfeitos com os comportamentos dos seus atletas, deixando o compromisso de mais e melhores participações para próximos desafios.
David Carreira

Anúncios