Estão quase concluídos os trabalhos de instalação da rede de saneamento básico e calcetamento das ruas nas Quintas de São Bartolomeu, concelho do Sabugal.

Quintas de São Bartolomeu, Sabugal, GuardaHá mais de um ano que se iniciaram as obras, adjudicadas pela Câmara Municipal do Sabugal no seguimento do programa de dotação de rede de saneamento básico em todas as localidades do concelho. Os trabalhos, a cargo da firma Albino Teixeira, seguiram a bom ritmo, o que tem satisfeito o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Corte, para quem houve apenas um problema que era de resto esperado: «A dispersão do casario e a rede de ruas e caminhos que conduzem às habitações situadas fora do núcleo urbano, levaram a que os trabalhos fossem mais lentos.»
As Quintas de São Bartolomeu são formadas por três núcleos populacionais: a Quinta do Santo, a Redonda e o Barrocal. As casas esparrinham-se nas encostas de um pequeno vale, entremeadas com campos de cultivo pejados de arvoredo. Fora do núcleo urbano de antigamente construíram-se casas novas, por onde se chegava por caminhos esconsos, que com o decurso do tempo a Junta de Freguesia foi empedrando. As Quintas têm um dos maiores perímetros urbanos do concelho do Sabugal, e uma rede de passagens a servir as casas, que formam uma teia descomunal. Cada habitação ficou com o saneamento e a rede de água instalada à porta, e o empedrado, tendo sido levantado, foi de novo reposto, o que demorou o seu tempo.
As recentes chuvadas e as consequentes enchentes levantaram uma parte das calçadas, mas ainda assim o presidente está esperançado no cumprimento dos prazos, desejando que quando o Verão chegar tudo esteja em ordem para que a freguesia esteja capaz de receber dignamente os emigrantes que vêm para a grandiosa festa em honra de São Bartolomeu, realizada a 24 de Agosto.
plb