O presidente da Câmara de Manteigas, José Manuel Biscaia, defendeu uma estratégia comum de divulgação para os concelhos da região da Serra da Estrela.

José Manuel Biscaia, presidente da Câmara de Manteigas«Os concelhos podem e devem ter as suas próprias divulgações e iniciativas, mas acho que a região devia encontrar um espaço para dar conta das suas potencialidades», afirmou o autarca à agência Lusa durante a abertura da XIV Mostra de Actividades e Feira de Artesanato Local que decorre até ao dia de Carnaval em Manteigas.
José Manuel Biscaia acrescentou que «a produção de queijo da Serra da Estrela já conheceu melhores dias registando-se uma quebra acentuada. A profissão de pastor sempre foi considerada menor e muito presa. Começamos a ter novos hábitos e ninguém quer ser pastor, nem mulher do pastor, por viver fora da zona urbana e não ter sábados nem domingos».
«Neste fim-de-semana alargado de Carnaval os concelhos de Seia e Gouveia também promovem o queijo da Serra mas a falta de entendimento entre as várias autarquias da região reduz a magnitude que uma grande mostra num evento único provocaria tal como acontece com outros produtos noutras regiões do País», esclareceu ainda o presidente de Manteigas.
jcl