O mais famoso blogue português, o «Abrupto», de Pacheco Pereira, foi o primeiro a noticiar o sismo de 12 de Fevereiro em Portugal antecipando-se até à SIC Notícias.

Pacheco Pereira, administrador do blogue «Abrupto»Os blogues foram mais rápidos que os órgãos de comunicação social em directo a darem a notícia do terramoto de 12 de Fevereiro. Apenas 20 minutos depois do acontecimento já Pacheco Pereira registava no seu blogue «Abrupto» o sismo que atingiu o nível 5,8 na escala de Richter.
Conforme refere a revista «Sábado» o comentador queixou-se da lentidão da SIC Notícias a reagir e de o Instituto de Meteorologia ter o sítio inacessível. «Uma hora depois já publicava comentários (posts) de cibernautas que me contavam a sua experiência. Mas não consigo compreender que na instituição a que devemos aceder primeiro para obter informações nos momentos críticos nada funcione», escreveu Pacheco Pereira no seu blogue.
O mais intenso sismo registado em Portugal nos últimos 38 anos deu-se às 10.36 horas de 15 de Fevereiro e teve o seu epicentro a 160 quilómetros a Sudoeste do Cabo de São Vicente e a 32 quilómetros de profundidade. Presume-se que seja a zona (Banco de Gorringe) onde ocorreram, também, os terramotos mais fortes de sempre no nosso país: Novembro de 1755 e Fevereiro de 1969.
jcl

Anúncios