Os acordeonistas Rodrigo Maurício e José Cláudio estão de volta ao concelho do Sabugal. Desta feita para actuar na freguesia do Baraçal no sábado, dia 10 de Fevereiro.

Rodrigo Mauricio - AcordeonistaA Câmara Municipal do Sabugal e a «Oficina do Acordeão» produzem mais um espectáculo mensal com os acordeonistas Rodrigo Maurício e José Cláudio. Tocou a vez à Junta de Freguesia do Baraçal e a data escolhida foi o sábado, 10 de Fevereiro.
José Cláudio com quem falámos aquando da actuação conjunta com Rodrigo Maurício no final de Janeiro na Aldeia de Santo António, é natural do Fontão, Castanheira de Pêra, e editou três trabalhos em CD.
Capeia Arraiana esteve à fala com Rodrigo Maurício que vive na Lourinhã e começou por emendar a nossa referência aos seus cinco álbuns publicados: «Não. Não são cinco. São seis. Acabou de sair na primeira semana de Fevereiro o meu último CD. Tem por título Influenzia
Questionado sobre o seu público ideal esclareceu-nos: «Não posso tocar só para quem tem mais de 40 anos. Para atingir e cativar os mais novos é necessário misturar os diferentes temas tradicionais e adaptá-los aos novos estilos de música. O meu Rosa Arredonda a Saia é um bom exemplo do que acabo de lhe dizer. Há tempos ouvi tocar o campeão do Mundo, o algarvio João Frade e tomei a decisão de criar o hábito de trazer algo de novo e diferente. Criar a expectativa para cada nova actuação ou lançamento.»
«Se gosto mais que me oiçam ou me dancem? Quem me ouve tocar que faça aquilo que mais lhe apetecer no momento. Que dance ou que oiça. Eu divirto-me divertindo quem assiste aos espectáculos.»
Rodrigo Maurício e José Cláudio já tiveram um projecto comum. Agora toca sozinho ou com quem o desafiar. No nosso concelho está previsto actuarem sempre em conjunto.
Se puder aproveite e alimente a alma com o som do instrumento aerofónico que preenche o nosso imaginário de juventude. As entradas são gratuitas no Salão da Junta de Freguesia do Baraçal a partir das oito e meia da noite.
jcl