A secção de judo do Sporting do Sabugal com quatro atletas apurados para os Campeonatos Nacionais da modalidade tem pisado os tapetes com êxito.

Secção de Judo do Sporting do Sabugal

A judoca raiana Carla Vaz (-63 kgs.), do Sporting do Sabugal, é a única atleta júnior do distrito da Guarda apurada para os Campeonatos Nacionais.
Em 2006 no seu primeiro ano de júnior participou no Campeonato Nacional de Séniores e alcançou um meritório quinto lugar entrando no quadro de honra. É cinto negro desde Dezembro do ano passado e como ficou logo seleccionada em Castelo Branco participou nos apuramentos de Gouveia apenas para treinar.
Para os Campeonatos Nacionais de Juvenis marcados para 3 de Março, em Lisboa, estão apurados quatro judocas sabugalenses: Ana Rita Figueiredo (-48 kgs.) e a irmã Ana Sofia Figueiredo (-52 kgs.), de Aldeia de Santo António em femininos; e Alexandre Janela (-81 kgs.), das Quintas de São Bartolomeu e Miguel Marcos (-42 kgs.) do Soito em masculinos. A categoria de juvenis em masculinos apenas tem atletas com 14 anos enquanto as meninas participam com 13 e 14 anos.
No Campeonato Nacional de Esperanças (15 e 16 anos), em Lisboa, o clube marcou presença com Celso Fernandes (-81 kgs.), de Badamalos,
Os atletas raianos são treinados por David Carreira, treinador de 3.º grau, 1.º dan, responsável pela secção de judo, do Sporting Clube do Sabugal, filiada na Associação de Judo do Distrito da Guarda e na Federação Portuguesa de Judo.
Capeia Arraiana esteve à fala com David Carreira que nos esclareceu que «o judo é um desporto de resultados a longo prazo. Tenho três atletas que se mantêm a treinar regularmente há dez anos». «Treinamos cerca de 30 atletas divididos pelos diferentes escalões etários. É preciso acreditar no judo. É uma modalidade olímpica com futuro que precisa ser apoiada na nossa região. A nossa secção treina 30% da totalidade dos atletas do distrito da Guarda», rematou com orgulho.
jcl