A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve há alguns dias um casal suspeito de crimes de roubo e sequestro de idosos. Um dos assaltos aconteceu em Valongo do Côa, no concelho do Sabugal.

Policia JudiciáriaA acção policial poderá ter posto fim a uma onda de assaltos que ocorreu na região nos últimos meses. O Departamento de Investigação Criminal da PJ deteve um casal suspeito da prática dos crimes, sendo o seu modus operandi fazerem-se passar por funcionários da Segurança Social. Actuavam em pequenas aldeias, abordando os idosos e entrando em suas casas, onde os ameaçavam e obrigavam a entregar-lhes os valores que possuíam. Em alguns casos, encontrando resistência, não hesitaram em a usar violência.
Um dos assaltos aconteceu em Valongo do Côa, onde os criminosos molestaram a mesma vítima em duas ocasiões diferentes, no passado mês de Novembro. Não logrando encontrar dinheiro no primeiro assalto, voltaram passados alguns dias. Entraram em casa do idoso, roubaram-lhe cerca de 80 euros e agrediram-no com violência, obrigando-o a receber tratamento hospitalar.
Há alguns meses que se sucedem situações de assaltos a idosos em todo o distrito da Guarda, o que levou a PJ a realizar uma cuidada investigação que culminou nas detenções agora anunciadas.
Os arguidos foram presentes em tribunal, onde foram ouvidos pelo juiz, que os sujeitou a prisão preventiva.
A Polícia informou que o casal detido é da região da Guarda e não excluiu a hipótese de novas detenções nos próximos tempos.
plb