O orago da freguesia de Rendo é São Sebastião que tem as suas festividades marcadas para 20 de Janeiro.
A freguesia de Rendo situa-se a seis quilómetros do Sabugal e inclui as povoação anexas do Cardeal e de Pouca Farinha. O calendário religioso marca para esta povoação as festas de São Sebastião, a 20 de Janeiro, de Santo António, a 13 de Junho e da Senhora da Torre, a 15 de Agosto.
Os limites da freguesia são extensos merecendo destaque a Folha da Torre, situada a Nordeste da povoação. É constituída por extensos prados e lameiros de logradouro comum, dividido de três em três anos por todos os que têm terrenos a pegar e onde é cultivado centeio num terço ficando os outros dois para pastagens para gado.
A anexa Cardeal dista três quilómetros de Rendo num local onde antigamente existiu um castro com o nome de «Acampamento dos Mouros». No segundo domingo de Agosto a aldeia festeja Santa Bárbara.
Pouca Farinha é o nome da outra anexa banhada pela Ribeira da Morganheira. Celebra a festa do Divino Espírito Santo no primeiro domingo de Agosto.
jcl
2 comentários
Comments feed for this article
Sexta-feira, 21 Dezembro, 2007 às 12:23
José Pereira
Então em que ficamos! Quando é a festa de São Miguel, áquela que, pelo que julgo, comparece mais gente?
Parabéns pelo “sítio” e Saudacões Natalícias para todos os que lerem este comentário.
JP
Quinta-feira, 28 Agosto, 2008 às 16:04
micael louro antunes
adorei tocar acordeon na tourada.