O antropólogo e investigador, José Prata, escreveu um novo livro, mais uma vez dedicado à região raiana e em especial à sua terra natal, Aldeia da Ponte.

O Culto do Esp�rito Santo - José Prata - Aldeia da PonteO novo livro de José Prata intitula-se «O Culto do Espírito Santo – Os Cavaleiros da Ordem Militar do Templo e o Passeio dos Moços da Raia». Nele se expõe a profunda e íntima ligação entre o culto do Espírito Santo e um costume antigo de influência militar, o passeio dos rapazes. O culto do Divino foi introduzido em Portugal pela Rainha Santa Isabel e seguido pelos cavaleiros da Ordem do Templo, constando que esse culto terá tido início em Alenquer. O autor defende porém que existem indícios de que o culto terá começado em Alfaiates, difundindo-se depois pelo país.
Explicando a evolução do culto do Espírito Santo e a organização dos Templários, José Prata leva o leitor até Ribacôa, terra onde os cavaleiros também se instalaram.
Olhar para a tradição associada ao cerimonial das capeias arraianas, como o passeio dos moços e o pedido da praça, é ver sinais desses tempos de forte actividade castrense. Há cavalos engalanados, garbosos cavaleiros, armados de lança e espada, seguindo com uma bandeira desfraldada e evoluindo ao rufar do tambor.
A ilustrar está uma profusão de fotografias, muitas delas antigas.
Um livro didáctico e sem fins lucrativos, editado pelo autor e oferecido à comissão das festas de Santo António de Aldeia da Ponte.
plb