O concelho do Sabugal integrará a Região de Turismo da Serra da Estrela e Beira, organismo que substituirá a actual Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE).

Serra da Estrela (Guarda, Portugal)No âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), a actual RTSE dará lugar a novo organismo, que vai abranger quase toda a Beira Interior. A proposta do Governo, em fase de negociação com diferentes parceiros, faz parte de um programa mais vasto, para a reorganização do turismo em Portugal.
O concelho do Sabugal transita da actual estrutura e será um dos 18 municípios da Beira Interior que integrarão o novo organismo. Os restantes concelhos são Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Trancoso, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Covilhã, Fundão, Belmonte, Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.
A futura região de turismo terá um novo modelo de gestão, voltado para o autofinanciamento, com estímulo ao envolvimento de agentes privados.
A reorganização está ainda em fase de análise, podendo entrar em vigor no decurso do ano 2007. A proposta faz parte de uma mudança global, no âmbito do Plano Estratégico Nacional do Turismo.
plb