Estela descoberta na freguesia do Baraçal (Sabugal)Foi descoberta na freguesia do Baraçal, concelho do Sabugal, uma estela em granito da Idade do Bronze Final.

Há cerca de quatro meses durante os trabalhos de construção de um muro junto à habitação de Luís Lages, presidente da Junta de Freguesia da localidade, foi encontrada uma valiosa estela de granito com cerca de 190 centímetros de comprimento que tinha gravados um escudo, uma lança, uma espada e o desenho de um espelho.
«A pedra estava virada ao contrário com a parte gravada para baixo, servia de banco e era onde antigamente amassavam o linho.», relatou à Agência Lusa o autarca do Baraçal que acrescentou ainda que tinha avisado de imediato o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal do Sabugal.
Marcos Osório, arqueólogo da autarquia, referiu que tomou conhecimento do achado e vai ser iniciado em breve o estudo e catalogação da mesma em tudo semelhante a uma outra descoberta em 1978 também na freguesia do Baraçal. Parece tratar-se da representação das armas principais de um guerreiro ou militar de alta patente, ou de um nobre, do período entre 1200 a 1000 a.C.
Mais uma importante peça arqueológica da história da nossa região que graças à sensibilidade de quem a achou não foi destruída.
jcl