O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, pretende reorganizar a estrutura orgânica do Município, estando a trabalhar num projecto cujas linhas mestras já foram apresentadas ao Executivo e à Assembleia Municipal.

SabugalA diminuição dos níveis hierárquicos é a ideia base da reestruturação, face a uma necessidade de melhoria na eficácia e na eficiência dos serviços camarários.
Na sua actual estrutura a câmara tem dois Departamentos, cinco Divisões e vários Gabinetes e Serviços, facto que António Robalo considera desadequado face aos desafios que terão de se enfrentar no futuro. O presidente está empenhado em alcançar uma diminuição dos níveis hierárquicos, começando pelo fim dos departamentos, medida que retira um nível à cadeia vertical. Esta alteração resultará numa diminuição nos custos com remunerações e nos tempos de processamento dos diversos assuntos.
O projecto, que está em fase de pormenorização, prevê a criação de unidades orgânicas flexíveis e equipas de projecto, situação que trará maior maleabilidade á estrutura da autarquia.
A Assembleia Municipal, reunida no dia 24 de Setembro, aprovou um conjunto de princípios, com base nos quais o presidente desenvolverá o projecto de reestruturação. Os princípios aprovados são: modernização e inovação, resposta eficaz e eficiente às solicitações dos munícipes, competência no atendimento, orientação para a qualidade e dinamização do concelho.
A nova estrutura hierarquizada da edilidade deverá passar a ter 18 unidades orgânicas flexíveis, sete delas orientadas por dirigentes de grau 2, nove lideradas por dirigentes de grau 3 e duas lideradas por dirigentes do grau 4. A Câmara passará a contar também na sua estrutura com uma equipa de projecto.
plb