Ontem, quarta-feira, dia 2 de Junho, participei num almoço convívio na quinta do amigo Zé Leal, a «ilha», como por aqui lhe chamamos, que dista um quilómetro de Foios, o qual nos proporcionou uma agradável surpresa.

A uma determinada altura qual não foi o meu espanto quando o Luís, mais a filha Patrícia, apareceram perante todos com uma caixa de cogumelos que recolheram numas carvalheiras próximas do dito local. Os ditos eram «boletos», também conhecidos por «cepos», na voz do povo.
As condições climáticas proporcionam que estes fungos tivessem condições para se desenvolverem nesta época do ano, o que não é comum. O achado do Luís e da Patrícia constituiu uma enorme surpresa para todos os participantes no convívio e, como não são egoístas nem interesseiros, e gostam imenso de partilhar, o Luís disse prontamente: «Estes não vão ser vendidos aos espanhóis. Vamos comê-los com o grupo que aqui se encontra».
Em boa hora se comeram os boletos, que nesta altura têm um especial sabor visto não ser o tempo deles. Há anos e anos e este que agora corre parece ser propício a estas agradáveis surpresas.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com