Francisco Baltazar, presidente da Junta de Freguesia de Alfaiates, anunciou que a Junta vai passar a oferecer 500 euros por cada criança nascida na freguesia, como forma de incentivar a natalidade.

Francisco Baltazar, pensa contribuir desta forma para aumentar e fixar a população da aldeia, que em tempos já foi vila e sede de concelho mas que hoje está reduzida a cerca de 400 habitantes.
«O incentivo à natalidade no valor de 500 euros, é a forma mais visível da nossa intenção em travar a desertificação no nosso concelho», disse-nos o autarca que vê nesta medida um efectivo contributo para a inversão do processo de desertificação das terras raianas. «Apesar de termos dificuldades financeiras, esta é uma forma de ajudar as famílias e contribuir para o aumento do número de nascimentos», concluiu Francisco Baltazar.
A iniciativa segue-se a outras de igual teor nas terras do interior do país, nomeadamente a Freguesia do Sabugal, cuja Junta oferece 200 euros por cada criança nascida.
A Junta de Freguesia promoveu no passado domingo, dia 20 de Dezembro, uma festa de Natal, que juntou as crianças da Escola e Jardim de Infância de Alfaiates. Foi uma tarde bem passada, como a apresentação de várias peças teatrais e canções alusivas à época natalícia. Com uma plateia bem composta, sobretudo pelos pais e familiares das crianças, a alegria transbordou e contagiou todos os corações presentes no salão de festas.
Depois das apresentações chegou o esperado Pai Natal, com presentes para todos. No final realizou-se um lanche convívio preparado pelos pais das crianças.
O Presidente da Freguesia aproveitou para anunciar a medida tomada pela Junta para melhorar a natalidade e desejar um Santo e Feliz Natal a todos os Alfaiatenses.
plb