O Capeia Arraiana publica um documento assinado por Maria Benedita Rito Dias, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários do Soito contestando a atitude da Junta de Freguesia local em relação à associação de que é dirigente.
«O desenvolvimento do Concelho e especialmente da nossa Freguesia, Soito, é uma tarefa colectiva para a qual todos temos o dever de contribuir. Para tal é necessário que quem assume cargos de decisão, cumpra.
Ora bem, tal não se verificou na Junta de Freguesia do Soito, que não deu resposta a um pedido dos Bombeiros Voluntários local e não cumpriu os prazos de resposta perdendo-se assim um concurso de milhares de euros para os Bombeiros, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
A própria Senhora Governadora Civil da Guarda apelou a todas as Instituições para concorrerem e para dinamizar projectos. Foios, Vale das Éguas, a Câmara, etc., concorreram, mas como a Junta de Freguesia do Soito deve ser muito rica e não necessita de novos projectos deixou ultrapassar os prazos e perdeu-se mais um beneficio. É só mais um.
Para entrar com um projecto e concorrer ao QREN, no dia 12 de Novembro de 2007, a Direcção dos Bombeiros Voluntário do Soito fez um pedido por correio com aviso de recepção, à Junta de Freguesia cessante, para cedência de um pedaço de terreno nas Eiras para alargamento e construção de garagens e até agora não houve resposta, (o prazo do QREN terminou).
No dia 24 de Março de 2008 foi renovado o pedido à nova Junta de Freguesia, entregue em mão própria pela Presidente e Comandante e seus respectivos Adjuntos, na Junta, na presença de todos os Elementos da Junta de Freguesia, com o carácter de urgência, o prazo estava a terminar e estaria em risco a perca de milhares de euros para os Bombeiros Voluntários e Freguesia. Até agora a resposta não chegou e o projecto foi por água abaixo.
Acredito que, se o assunto fosse levado à Assembleia, ninguém teria a coragem de votar contra, mas o Senhor Presidente da Assembleia, Sr. Henrique entendeu não marcar nem levar esta proposta às reuniões atempadamente, pois para ele de certo não seria importante. Porquê?
É evidente que a Junta só executa assuntos levados pelo Presidente da Assembleia e por sua vez entregues ao Sr. Presidente da Junta, (no entanto, o Sr. Presidente da Junta, Sr. Matias, disse à Sra. Presidente dos Bombeiros Voluntários do Soito que faria uma reunião extraordinária dia 7 ou 8 de Abril, onde está ela? Este também não cumpriu).
Também no dia 27 de Dezembro de 2007 a Presidente da Direcção dos Bombeiros do Soito pediu, presencialmente na sede da Junta, uma fotocópia da acta de 26 de Março de 2004 sendo na altura presidente o senhor João Calva. Logo ali foi informada pelos elementos da mesma que apesar de terem ido à procura do livro não o encontraram.
Ora se o Sr. Presidente da Assembleia, Sr. Henrique, não ligou nenhuma a um pedido com carácter de urgência, social e não político, o que é que este Senhor ali faz? Será que não quer o desenvolvimento da freguesia? Será que o poder lhe subiu à cabeça? Relembro que não foi eleito, mas escolhido, demonstrando incompetência no cumprimento de suas responsabilidades.
A questão aqui está em querer ou não o desenvolvimento, o progresso, o enriquecimento da freguesia.
O ex-autarca da Junta, senhor Rui Monteiro, era Presidente dos Bombeiros Voluntários e o actual Presidente da Assembleia é empregado dos Bombeiros Voluntários do Soito e a pergunta fica no ar: Porquê o poder político à frente dos assuntos sociais da Freguesia? Tomem como exemplo os vizinhos dos Foios. Um dia hão-de querer e nessa altura será tarde, tarde de mais…
Ninguém dá nada a ninguém e, sentado, aguardando a vinda do “Messias” que nos virá salvar da miséria, não resulta, importa trabalhar, cumprir prazos, ser responsável nos cargos que desempenham, caso contrario não os aceitem.
Devemos aproveitar as oportunidades, transformando-nos em pró activos e não em reactivos, como é o estado actual do Sr. Presidente da Assembleia da Junta Sr. Henrique.
O Soito perdeu milhares de euros e a responsabilidade neste momento só cabe a ele que prometeu dar uma resposta e não cumpriu.
No dia 24 de Março realizou-se uma reunião (dita de carácter urgente), com um ponto único, a entrada do Soito numa Associação da Raia em Espanha. Seria mais importante para a Freguesia? Porque não se juntou o ponto dos Bombeiros Voluntários do Soito na ordem de trabalhos? Porquê fazer reuniões só com pontos únicos? Não terá o Sr. Presidente da Assembleia capacidade para mais?
Esta, era a última oportunidade do ano 2007, que não aproveitámos. Deixámos de aplicar o dinheiro em acções que perdurarão para muito tempo.
No dia 2 de Abril realizou-se mais uma Assembleia Municipal novamente apenas com um ponto único (apresentação das contas de 2007) e mais uma vez não foi incluido o assunto há muito solicitado pelos Bombeiros Voluntários do Soito.
Quando não queremos o que nos oferecem é porque somos abastados ou ignorantes.
De uma vez por todas, metam isto na cabeça: ”Isto é um assunto social e não político”.
Soito, 17 de Abril de 2008
A Presidente dos Bombeiros Voluntários do Soito
Prof. Maria Benedita Rito Dias»

Clique para visitar a Habisabugal
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar





5 comments
Comments feed for this article
Quarta-feira, 23 Abril, 2008 às 9:40 pm
Ramiro Matos
A Sra Presidente dos Bombeiros do Soito tem um estilo muito próprio de defender os interesses da Associação a que preside.
Outro dia foi contra os Bombeiros do Sabugal, agora é contra a Junta de Freguesia do Soito.
Nâo vou dizer que não tem razão, ou que não norteia as suas atitudes pela defesa intransigente da sua Associação.
Mas custa ler o que escreve, porque parece sempre partir de uma visão do mundo a preto e branco, ou da divisão entre os bons (os que pertencem à sua Associação) e os maus (os outros todos). Será que só quem está de acordo com a Associação dos Bombeiros é que defende os interesses do Soito ou do Concelho?
Será que as prioridades dos Bombeiros do Soito têm de ser as prioridades de todos?
Os Bombeiros servem a comunidade e esta tem o dever de apoiar os Bombeiros.
Mas este apoio não pode ser cego ou pôr em causa outras prioridades.
Aquilo que peço à Sra. Presidente dos Bombeiros e à Junta de Freguesia é que coloquem os interesses da comunidade soitense acima de tudo.
Já somos tão poucos e há tanto para fazer que a última coisa que precisávamos era de “guerras de alecrim e manjerona”…
Ramiro Matos
Quinta-Feira, 24 Abril, 2008 às 3:36 pm
Maria Benedita Rito Dias
Sr. Ramiro Matos, simplesmente para o informar que quando eu aceito um cargo defendo-o de alma e coração, sendo mais uma Associação Humanitária e da minha terra.
Pelos vistos tenho tido razão nas minhas acções, tanto no caso dos B V do Sabugal, do qual nem sequer obtivemos resposta do interessado mas sim da Federação e me deu resposta e razão, como agora no da Junta do Soito.
Do seu comentário, que eu aceito, apenas concordo com a frase: “que coloque os interesses da comunidade soitense acima de tudo” e não é necessário pedir-me para o fazer, porque é unicamente esse o meu objectivo.
Talvez eu tenha tido coragem e vontade que tem faltado a outros de defender e clarificar assuntos sensiveis a toda a comunidade.
Cumprimentos
Maria Benedita Rito Dias
Quinta-Feira, 1 Maio, 2008 às 10:36 am
Henrique Pereira
O terreno não foi cedido dentro do prazo do concurso por culpa do antigo Presidente da Junta e pela incompetência da Presidente dos BVS. Na altura que foi feito o pedido da cedência do terreno no dia 12 de Novembro de 2007 quem era Presidente da Junta era o Sr. Rui Monteiro, que nunca deu conhecimento á Assembleia sobre este assunto, logo, como poderíamos nós votar algo que não tínhamos conhecimento???
Os Membros da Assembleia só tivemos conhecimento destas cartas no dia 27 de Dezembro de 2007 quando a Sr.ª Presidente dos BVS foi assistir á sessão em que os pontos a tratar eram referentes ao orçamento e ás grandes opções do plano para o ano de 2008. Nesta sessão não foi possível tratar deste assunto derivado ao antigo Presidente da Junta ter informado que se iria demitir e que iria mandar a sua carta de demissão ao Presidente da Assembleia. Ora verificada esta situação, a Assembleia não poderia discutir qualquer assunto, mas mesmo assim como Presidente da Assembleia dei a palavra á Sr.ª Presidente dos BVS, onde ela esclareceu o propósito do seu pedido. Esta informou a nível pessoal, que ela também estava ali como presidente demissionária, porque tinha enviado a sua carta de demissão. Ora posto isto será ignorância sua não saber que um presidente demissionário não pode fazer qualquer proposta de aquisição de bens??
Com a demissão do Presidente da Junta, com a organização da nova Junta de Freguesia e da nova Assembleia de Freguesia, com a aprovação do Orçamento para o corrente ano, passaram-se 2 meses. E dentro deste prazo a Sr.ª Presidente não voltou a contactar a nova Junta de Freguesia para propor a cedência do referido terreno. A única conversa que você teve foi com o Presidente da Assembleia de Freguesia do Soito, a nível pessoal, no quartel dos bombeiros onde queria que lhe desse uma copia da acta da sessão do dia 27 de Dezembro onde esteve presente e que supostamente como você afirmava, foi cedido o terreno. Ora posta esta questão, a Sr.ª Presidente foi informada que nessa reunião não foi votada qualquer proposta de cedência do terreno, nem poderia ser, porque nessa reunião o antigo Presidente da Junta referiu a sua decisão de se demitir. E sendo assim a Presidente dos BVS teria de mandar uma nova proposta á Junta de Freguesia para assim poder marcar uma sessão extraordinária com esse assunto, coisa que você não fez.
No dia 24 de Março e antes de começar a sessão que se iria realizar nesse dia, a Sr.ª Presidente dos BVS interrompeu o começo da mesma e pediu novamente uma cópia da acta onde foi cedido o terreno aos BVS. Ora será que você não teria ouvido o que estivemos a conversar semanas antes ou simplesmente fez ouvidos moucos? Quando eu já lhe tinha respondido que nunca houve uma votação sobre a cedência do terreno porque nunca houve uma proposta concreta sobre esse assunto e que deveria mandar uma nova proposta á Junta de Freguesia!! Será assim tão incompetente ou será que está habituada a que se faça tudo o que quer á sua maneira e com os seus prazos? Por isso Sr.ª Presidente dos BVS se perdeu o concurso do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN) deste ano, só se deve á sua incompetência e não culpe a actual Junta de Freguesia nem qualquer membro da Assembleia de Freguesia, que a única preocupação destes é o desenvolvimento da Freguesia e estamos aqui para apoiar qualquer proposta que vise esse interesse.
Por isso pense bem no que você fez, antes de começar a atacar e a nomear responsáveis pelo seu fracasso!
E para sua informação, eu fui eleito para desempenhar o meu cargo e não escolhido como a senhora tanto frisa!
E digo mais, a senhora disse mais uma calunia na sua declaração, porque na sessão do dia 27 de Dezembro de 2008 a senhora não pediu uma copia da acta de 26 de Março de 2004 e ninguém foi á procura dessa acta no livro, porque ninguém se levantou da mesa e desafio-a a provar tal afirmação que fez.
Por isso deixe de meter o bom nome dos Bombeiros Voluntários do Soito e da Junta de Freguesia do Soito nas suas “guerrinhas”.
Quinta-Feira, 8 Maio, 2008 às 5:26 pm
Maria Benedita Rito Dias
Sr. Henrique,
Penso que o que se conclui do seu comentário, além do estilo agressivo (numa classificação condescendente) que é posto nele e que eu não quero alimentar, é que está convencido de que a pretensão dos Bombeiros é justa e deve ser satisfeita.
Então, veja o que pode a Junta de Freguesia fazer nesse sentido.
É o único que me interessa.
A Presidente dos Bombeiros V. do Soito
Maria Benedita Rito Dias
Sexta-feira, 9 Maio, 2008 às 7:55 am
Sandrina Carrilho
Bem, finalmente estes senhores parecem dialogar e discutirem os seus problemas. Só me resta uma pergunta: Porque terá sido necessário expor um artigo no jornal? Não teria sido mais fácil sentarem-se os interessados e falarem como gente civilizada sem ofensas, sem expor os Bombeiros Voluntários ou a Junta de Freguesia?
Mais uma vez, o Soito foi noticiado pelo pior dos motivos… Soitenses a ofenderem-se em praça pública.
A Sra Presidente dos Bombeiros, sendo do Soito, deveria começar a agir como os Soitenses. Não se trata propriamente de um meio em que seja necessário ofender alguem no jornal para poder ser ouvido… Os problemas entre gente do Soito costumam ser resolvidos no Soito.